Fabricantes de calçados buscam se adaptar ao mercado russo

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e o escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) na Rússia realizaram um estudo do mercado russo. O objetivo do material, produzido em vídeo e que faz parte do escopo do Brazilian Footwear – programa mantido em parceria pelas duas entidades -, é orientar os fabricantes nacionais sobre as peculiaridades de um dos mais importantes mercados do mundo, que somente em 2016 movimentou mais de US$ 10 bilhões.

No vídeo são detalhados dados sobre o mercado russo e constatado, por meio de entrevistas com representantes do varejo local, que os calçadistas brasileiros ainda engatinham na adaptação dos produtos de acordo com o gosto e necessidades do consumidor daquele país. “É um grande mercado consumidor e que deve crescer de forma constante nos próximos cinco anos, tendo uma dependência cada vez maior por calçados importados – hoje 75% dos calçados consumidos na Rússia são de fora do país”, explica a coordenadora de Promoção Comercial da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli, acrescentando que existe um interesse muito grande pelos calçados brasileiros, mas que o Brasil é percebido apenas como fornecedor de calçados de verão. “O verão russo tem duração curta, de dois meses. O restante do ano é inverno, mais ou menos rigoroso, condição climática que exige diferenciais como impermeabilização, isolamento térmico e solado antiderrapante para uso no gelo e na neve”, aponta a coordenadora.

Letícia comenta que ainda são poucas as empresas brasileiras que adaptam seus produtos para mercados com a característica climática da Rússia. “No vídeo, o fabricante nacional interessado naquele mercado recebe dicas preciosas para a confecção de um produto que resista a temperaturas entre 20 e 25 graus celsius negativos”, conta.

Segundo Letícia, o mercado local exige um investimento de longo prazo, um desafio, mas envolve muitas oportunidades. “O varejista local reconhece o produto brasileiro, em termos de qualidade, mas ainda se ressente de uma flexibilidade maior do fabricante nacional para adaptação de materiais”, conclui.

Campanha
Assista o vídeo AQUI 

Showroom
A mais recente ação do Brazilian Footwear na Rússia foi uma missão comercial realizada entre os dias 5 e 7 de junho e que gerou mais de US$ 4 milhões para 34 marcas participantes. Na oportunidade, além de reuniões de prospecção, foi realizado num showroom com os participantes em Moscou.

Rússia
* 146 milhões de habitantes;
* Consumo de calçados geraram US$ 10 bilhões em 2016;
* 75% dos calçados consumidos na Rússia são importados, especialmente da Itália, Turquia, Espanha e Portugal;
* As encomendas russas seguem a ordem: Jan/Fev/Mar/Abr (Meia Estação e Outono-Inverno); Mai/Jun/Jul/ Ago/Set (Inverno rigoroso);
* Segundo consultoria russa, cerca de 50% do total de calçados consumidores no País são para o inverno rigoroso;
* Em 2016 os calçadistas brasileiros exportaram 1 milhão de pares para a Rússia, 31% mais do que em 2015. A Rússia responde por 0,8% do total exportado pelo Brasil.
Sobre o Brazilian Footwear:
Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a Apex-Brasil. Este programa tem por objetivo aumentar as exportações de marcas brasileiras de calçados através de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem voltadas ao mercado internacional. Conheça: www.brazilianfootwear.com.br | www.abicalcados.com.br/brazilianfootwear.

Sobre a Apex-Brasil:
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
Conheça: www.apexbrasil.com.br.

Via. Abicalçados


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