Apesar de perder a liderança da pauta de exportações do Ceará, o setor de calçados também tem motivos para comemorar. Segundo maior exportador de calçados no Brasil, o Estado exportou, de janeiro a setembro de 2017, US$ 221,8 milhões, alta de 8% em relação a igual período de 2016. O estudo do Ipece mostra que isso é resultado do aumento do preço médio do produto no mercado internacional. Ainda assim, o Ceará ampliou as vendas para países que compram menos calçados.
A melhora do mercado interno também influenciou neste contexto, afirmou o presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuários de Juazeiro do Norte (Sindindústria), Abelito Sampaio. “A crise dos últimos três anos encareceu insumos, enfraqueceu as empresas e deixou nosso produto sem competitividade no mercado internacional”.
O setor de bebidas e alimentos teve alta de 13,92%, no comparativo com o período de janeiro a setembro de 2016. Também está exportando mais para países como Estados Unidos, Canadá, China e França. Por outro lado, o setor de couros e peles está perdendo mercado. As exportações para a China caíram 67,84%, o que resultou em uma variação negativa do setor de 16,95% ante o acumulado de 2016.
Via. O POVO
TweetDados elaborados pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) apontam para uma consolidação da recuperação nas exportações de calçados. Conforme levantamento, o mês de setembro registrou o mais alto volume embarcado para o exterior no ano corrente, alcançando 11,45 milhões de pares, 20,6% mais do que em agosto e 10% mais do que no […]
A segunda edição da Semana do Calçado, que acontece em Novo Hamburgo/RS, entre 1º e 5 de outubro, contará com ações de entidades ligadas ao setor calçadista, entre elas a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). A primeira ação será no dia 3, quando na sede do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado […]
(18) 3634-1762 - WhatsApp (18) 99751- 1361
Av. Euclides Miragaia, 1983 - Bairro Jardim Pinheiros - Birigui/SP